Prefeitura sanciona Lei de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia

Prefeitura sanciona Lei de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia

Foto: João Alves (Divulgação)

Nesta quarta-feira (9), foi sancionada a Lei nº 6.771, que institui a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia. A sanção ocorreu em ato no gabinete do prefeito Jorge Pozzobom, e contou com a presença dos vereadores Adelar Vargas, autor da lei, Marina Callegaro e Rudys Rodrigues, co-autores. O ato também foi prestigiado por integrantes do grupo Fibromialgia SM.



+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Entre as diretrizes da Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia determinadas na lei, constam a participação da comunidade na formulação de políticas públicas voltadas às pessoas com a doença; a disseminação de informações relativas à fibromialgia e suas implicações; o atendimento multidisciplinar e o estímulo à inserção da pessoa com fibromialgia no mercado de trabalho, com políticas diferenciadas e de acordo com cada caso.


— O mais importante é que coloquemos em prática. Fibromialgia é uma doença invisível, e milhões de pessoas no Brasil não sabem o que é a doença. Eu fiquei muito contente e otimista com o trabalho destas mulheres, que criaram o grupo Fibromialgia SM com muita união e amor para difundir a conscientização sobre a fibromialgia, uma doença que causa muita dor e sofrimento. Vamos ajudar a transformar essa situação de dor em uma situação de amor e acolhimento — considerou o prefeito.



A lei ainda determina como diretriz o incentivo à formação e à capacitação de profissionais especializados no atendimento à pessoa com fibromialgia, e o estímulo à pesquisa científica, contemplando estudos epidemiológicos para dimensionar a dimensão e as características da doença no Município, associado a políticas públicas estaduais e nacionais. Além disso, o documento estabelece que o Executivo poderá criar centros de referência para tratamento multidisciplinar dos fibromiálgicos.


Também em atenção às pessoas com fibromialgia, a prefeitura sancionou, em maio deste ano, a Lei nº 6.747 que dispõe sobre o atendimento preferencial para este grupo de pessoas em Santa Maria. De autoria do vereador Adelar Vargas, o texto inclui pessoas com fibromialgia nas filas de atendimento preferencial, bem como vagas de estacionamento.


A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. Por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Cerca de 2% da população mundial recebe o diagnóstico e é mais frequente em mulheres.


O Fibromialgia SM é um grupo em que portadores da doença fazem atividades de conscientização e de apoio. Para entrar em contato com o grupo basta enviar mensagem no perfil do Instagram ou na página de Facebook.



*Com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

leitor@diariosm.com.br

Muro de Viaduto da Gare é reforçado com grades após queda de homem na madrugada de quarta-feira e outras 5 notícias Anterior

Muro de Viaduto da Gare é reforçado com grades após queda de homem na madrugada de quarta-feira e outras 5 notícias

Edição de agosto da Persona traz referências da arquitetura e empreendedorismo em Santa Maria e região Próximo

Edição de agosto da Persona traz referências da arquitetura e empreendedorismo em Santa Maria e região

Geral